A prevenção das deficiências é algo muito importante e toda a população deve estar atenta: - Antes de engravidar a mulher e o homem devem submeter-se a exames laboratoriais para constatar infecções ou incompatibilidade sanguínea; - Mulheres consideradas Mães de alto risco merecem atenção especial: * Hipertensão (pressão alta) * Diabetes; * Doenças infecciosas (sífilis, rubéola, toxoplasmose); * AIDS * Alterações Hormonais (hipotiroidismo, hipertiroidismo).
CUIDADOS DA MULHER DURANTE A GRAVIDEZ:
- Deve evitar exposição a radiografias; - Deve evitar o contato com produtos químicos, como pesticidas; - Deve evitar contato com doenças infecciosas como sarampo, rubéola, catapora, etc.; - Deve evitar o uso de bebidas alcoólicas e o fumo; - Deve realizar exames periódicos; - Deve alimentar com frutas bem lavadas, verduras, leite, entre outras; - Deve informar-se sobre as condições de nascimento do seu filho (tipo de parto, meses de gestação).
NA HORA DO NASCIMENTO:
- Na hora do parto procure ter o bebê em maternidade, cercada de cuidados; - É importante ter um obstetra e um pediatra na sala de parto.
DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO:
- Após o nascimento, procure o posto de saúde ou o pediatra para informar-se sobre as vacinas; - Nunca medique seu filho por conta própria; - Mantenha os produtos químicos longe do alcance das crianças; - Não deixe tomadas elétricas expostas; - Não deixe seu filho viajar no banco da frente de automóveis, nem solto dentro de veículos em movimento; - Estimule sempre seu filho. Converse e brinque com ele.
FIQUE ATENTO QUANDO OBSERVAR:
- Braços e pernas muito tensos (duros); - Demora em sustentar a cabeça (em média três meses); - Ombros arqueados ou atirados para trás; - O corpo é frouxo e mole, não podendo sentar aos oito meses; - Quando engatinha usa somente um lado do corpo ou só os braços; - Apresenta dificuldade para tomar a mamadeira ou tomar outros líquidos; - Não segue objetos com o olhar, nem reage a barulhos.
ATENÇÃO: Isso são apenas sinais e eles não significam necessariamente que haja problemas, porém devem ser observados e questionados com o médico.