Em Jaraguá do Sul, município da região norte de Santa Catarina, a APAE foi fundada em 12 de julho de 1973. A criação foi uma iniciativa do Lions Club e tem sua trajetória ligada com a história do município quanto ao atendimento à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Conforme seu estatuto, no artigo segundoa APAE deJaraguá do Sulé uma associação civil,beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação e saúde, tendo como compromisso ofertar serviços, programas, projetos e benefícios de qualidade que garantam a oportunidade de convívio para o fortalecimento de laços familiares e sociais, seguindo uma característica com dimensões ética, politicas e técnicas.
É uma entidade pública, responsável pela articulação e coordenação das ações para integração de esforços entre as políticas intersetoriais de atendimento às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Entende-se por deficiência múltipla, a deficiência intelectual associada à deficiência sensorial e/ou física.
A APAE de Jaraguá do Sul tem seu trabalho embasado nas lutas sociais como vem mostrando ao longo de sua história, na busca da inclusão da pessoa com deficiência na vida comunitária, realizando o processo de habilitação e reabilitação centrado na pessoa com deficiência, sendo seu eixo gerenciador as características e demandas de cada indivíduo.