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CARTA DOS AUTODEFENSORES E FAMÍLIA CARTA DE JOINVILLE

 

  CARTA DOS AUTODEFENSORES E FAMÍLIA

CARTA DE JOINVILLE

 

Nós Autodefensores da Rede Apaeana, reunidos no V Fórum Estadual de Autodefensores e família realizado durante o XIV Congresso Estadual das APAEs em Joinville de 03 a 06 de setembro de 2012, discutimos temas que buscam e valorizam o nosso desenvolvimento em sociedade, tais como:

Autogestão e Autodefensoria

Saúde

Lazer

Esporte

Educação

Trabalho

Família

 

Diante dos temas discutidos, a Carta de Joinville, como resultado do consenso de seus participantes, apresentou as seguintes reivindicações:

 

 I - AUTOGESTÃO E AUTODEFENSORIA

  • Realização do Fórum Estadual independente do Congresso para a participação dos Autodefensores nos dois eventos, preferencialmente em ano alternado;
  • Assegurar que o movimento de autodefensoria aconteça de maneira unificada a nível local, regional, estadual e nacional respeitando suas especificidades;
  • Garantir que o papel do autodefensor seja valorizado e apoiado dentro de cada APAE;
  • O movimento de autodefensoria precisa ter recursos financeiros próprios, para custear as despesas que envolvem alunos e apoiadores;
  • Adaptação dos locais que cediam eventos envolvendo os autodefensores garantindo-lhes acessibilidade, conforto e segurança;
  • Oferecer cursos de capacitação para que os autodefensores sintam-se mais seguros no exercício de suas atividades;
  • Fazer mais encontros com autodefensores locais ouvindo suas opiniões para elaboração da carta regional, integrando suas idéias na carta de reinvindicações do estado;
  • Organizar encontros periódicos entre os autodefensores locais e seus apoiadores para troca de experiências-idéias;
  • Implantar a obrigatoriedade de espaços de trabalho e discussões referentes ao movimento de autodefensoria, paralelo a todos os programas e serviços oferecidos pela APAE.

 

II- SAÚDE

 

  • Garantia de atendimentos médicos qualificados nos postos de Saúde e hospitais para o atendimento preferencial da pessoa com deficiência na idade adulta, já que criança e idoso tem preferência;
  • Que cumpra-se a legislação que garante medicação e assistência as pessoas com deficiência intelectual e múltipla;
  • Ampliar a carga horária ou aumentar o número de profissionais da saúde nas APAEs;
  • Ações de prevenção através de campanhas, palestras, cursos, espaço na mídia;
  • Propiciar as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, melhora da qualidade de vida, através de atividades físicas diferenciadas (academias e outros);
  • Acionar os conselhos de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla para que fiscalizem e acompanhem o cumprimento da lei de acessibilidade em todos os setores;

 

III- LAZER

  • Acesso em todos os locais de lazer as pessoas com deficiência intelectual e múltipla;
  • Orientar aos familiares a importância da realização de mais atividades de lazer em conjunto (familiares e pessoas com deficiência intelectual e múltipla);
  • Oferecer mais atividades de lazer e recreação nos finais de semana e férias como: Esporte e Cultura;
  • Incluir as pessoas com deficiência intelectual e múltipla da melhor idade nas atividades dos grupos já existentes: bailes, bingos e passeios.’

IV-ESPORTE

  • Canchas adaptadas para todos os alunos;
  • Ginásio de esportes nas APAEs;
  • Banheiros adaptados, rampas;
  • Material esportivo, adaptados para cada deficiência;
  • Projetos diferentes na APAE, (projetos e parcerias que promovam atividades diferentes como: Karatê, capoeira, surf e arborismo), parcerias com clubes e piscinas;
  • Professores de Educação Física preparados que proponham atividades desportivas diferenciadas, sem discriminação de alunos;
  • Encontros entre alunos da região, com atividades que atendam a todos os alunos;
  • Projeto- Educação Física e Autogestão.

        V – EDUCAÇÃO

  • Permanência dos professores nas APAEs e não os cuidadores;
  • Valorização do trabalho pedagógico tanto quanto do trabalho clínico;
  • Transporte adequado e adaptado;
  • Capacitação continuada a todos os profissionais que trabalham junto a APAE (motoristas, merendeiras, faxineiras, prestadores de serviços, roteiristas);
  • Articular e desenvolver atividades que promovam o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e múltipla desde a estimulação a velhice;
  • Aproximar a família da escola, conscientizando-o da importância de sua parceria para o desenvolvimento do educando, desde a estimulação a velhice;
  • Criar a disciplina de autodefensoria para que se possa ter espaço para discutir as questões desta temática no âmbito da APAE para orientar, educar, e desenvolver o potencial de autogestão de cada aluno.
  • Buscar parcerias, patrocínios em âmbito regional para que haja mais participação nas ações que são de interesse de todas as APAEs que compõem a Regional (Cursos, eventos, congressos, fórum e outros);
  • Fortalecer as parcerias entre a APAE e o Poder Público;
  • Criar o habito de estudo de avaliação de troca de experiência entre a equipe pedagógica e técnica para se avançar qualitativamente no atendimento aos educandos;

 

        VI – TRABALHO

  • Capacitações proporcionando informação esclarecimentos sobre deficiência, para os empregadores e funcionários. Combatendo assim, o preconceito;
  • Parceria dos profissionais das APAEs com os profissionais das empresas para a seleção e recrutamento de pessoas com deficiência, para a inclusão no mundo do trabalho.
  • Cursos profissionalizantes para as pessoas com deficiência;
  • Buscar parcerias na área profissionalizante;
  • Proporcionar um espaço para que a pessoa com deficiência possa realizar o estágio, vivenciando assim a realidade da atuação no mundo do trabalho;
  • Informar a sociedade sobre as deficiências, capacidades, potencialidades da pessoa com deficiência intelectual e múltipla para o mundo do trabalho;

 

VII – FAMÍLIA

  • Nós, representantes das famílias presentes no V Forum de Autodefensores, reivindicamos que a família seja mais participativa dentro do movimento apaeano e propicie autonomia e autogestão aos seus filhos.

Que o serviço oferecido mantenha qualidade nas atividades de vida diária, no atendimento especializado emocional, física e no pedagógico, e na preparação para o trabalho, enfatizando que a missão apaeana não é apenas cuidar, mas educar e orientar para a vida.

 

NADA SOBRE NÓS SEM NÓS É O NOSSO DESEJO, ESPERAMOS SER RESPEITADOS PERANTE ESTA CARTA QUE POR NÓS FOI REDIGIDA.

 

 

 

 

 

 

Coordenação de Autodefensoria e Família / 2012-2014

  • Claudia Robertha de Arrazão (APAE de Jaraguá do Sul)
  • Dirce Nowak (APAE de Balneário Camburiú)

                                                                           

 

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